Correio Popular Notícia



EDUCAÇÃO
Ministro pede esforço contra indicadores negativos na educação

Data da notícia: 2015-01-08 11:02:44
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O aumento do piso salarial dos professores, melhorias de infraestruturas nas escolas e a reestruturação do ensino integral foram os principais itens da pauta no encontro entre os secretários de estaduais de Educação e o ministro da Educação (MEC), Cid Gomes, na manhã desta terça-feira (6), em Brasília.
O ministro enfatizou que o seu trabalho à frente da pasta terá três principais eixos: avaliação, metas e resultados. Gomes relembrou o lema do governo federal ?Brasil, Pátria Educadora?, segundo ele, para conquistar estes objetivos será preciso de um esforço global para tirar todos os indicadores negativos da educação brasileira.
O piso salarial dos professores também foi debatido na reunião. O ministro assegurou que essa semana será anunciado seu novo percentual de aumento. Em expectativa dos presentes foi anunciado que ficaria superior à inflação. Gomes explicou ainda que a medida visa incentivar os professores na busca de melhores resultados na educação, principalmente do ensino médio.

Ideb
Na reunião também foi levantada a preocupação de secretários estaduais quanto às metas do Índice do Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), e a responsabilidade dos Estados que já estão no seu limite de recursos e tem investido muito menos do que projetam devido a escassez de recursos. O ministro ressaltou que conforme o artigo 4º da lei do piso salarial, a União deve complementar os recursos do piso salarial caso o ente federativo não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado. Desta forma ele comprometeu-se de proporcionar todo apoio ao aumento que será anunciado.
Cid Gomes disse ainda que os Estados devem repassar integralmente a responsabilidade do ensino fundamental às prefeituras. ?A prioridade para os Estados é o ensino médio?, definiu. A secretária de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Fátima Gaviolli, falou sobre a Escola Abaitará de Pimenta Bueno que é voltada à prática agrícola, e o Colégio Tiradentes de Jaci Paraná que tem um modelo militar e trabalha com música. A secretária falou também sobre a Escola Anísio Teixeira de Porto Velho que trabalha com foco na questão de códigos e sinais, principalmente na língua estrangeira e tem parceria com o Senai.

Professores
Ao final Cid Gomes ressaltou que o importante aumento no piso dos professores será fundamental para que seja implementada uma política de resultados aos alunos. Ele fará uma série de visitas a Estados que como Rondônia tem crescido no Ideb. O primeiro Estado será Pernambuco e o ministro segue para Rondônia provavelmente em junho. Dez Estados receberão um socorro urgente devido aos piores resultados no Brasil. Fátima Gaviolli salientou que o fato de Rondônia não estar neste grupo é fruto de um trabalho sério da gestão governador Confúcio Moura nestes primeiros quatro anos de mandato.

Fonte:






Noticia vista 1292 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.